Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A base do discipulado

A BASE DO DISCIPULADO

Significado do termo:
 A palavra discipulado vem do latim discipulatu e significa “aprender”, “aprendizagem”. Relaciona-se com a palavra tirocínio, que significa: “aprendizado; exercício; prática de determinadas funções como exercício preliminar para o desempenho delas”.
Percebe-se, então, que o discipulado é um  processo de ensino-aprendizagem, onde o que ensinar aprende com o que é ensinado e vice-versa, e o foco é formar novos discipuladores, já que a Visão não pode parar.
Contrariando o que muitos dizem, o discipulado não surgiu com a Visão Celular ou moderna, mas é tão antigo como a própria Bíblia Sagrada, sendo sempre uma forma de levar as pessoas ao melhor caminho.
Muitos homens na Bíblia passaram por este estágio e, alguns, foram discipulados pelo próprio Deus:
  Adão foi discipulado pelo próprio Deus. Nos capítulo 1 e 2 do livro de Gênesis, lemos o relato da criação de todas as coisas. Antes de Deus formar o homem, ele preparou o ambiente para que ele pudesse habitar ali. No verso 18, do capítulo 2, lemos:
“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhe chamariam; e tudo o que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome.” (...)

Entendemos, por esses versículos, que Deus estava se relacionando com o homem e o ensinando a ter domínio sobre todas as coisas que Deus criara. Era Deus discipulando Adão.
Moisés exerceu discipulado sobre Josué, e foi discpulador por seu sogro e muitos outros exemplos bíblicos de discípulos e discipuladores. Elias também exerceu discipulado sobre Elizeu e este sobre geazi. 
Formar discipulos é a maior e ultima missão deixada pelo SENHOR JESUS aos apostolos(MT 28)
Esta é  razão pela qual tenho buscado em JESUS a direcção para densevolver este blogue para alcançar muito mais fruto.
Pastor: Bruno contite

Nenhum comentário:

Postar um comentário